Prefácio à segunda edição

 

A publicação de um livro da qualidade e vulto deste Física Moderna causou, em 2006, um merecido impacto que ainda repercute. O privilégio de prefaciar a presente edição enseja um segundo mergulho no trabalho de Caruso e Oguri e o prazer renovado da leitura de um texto de características excepcionais. Das concepções filosóficas da Antiguidade sobre a natureza da matéria à visita aos constituintes elementares, uma trajetória histórica rica e crítica, calcada nas fontes primárias de tal conhecimento, engloba conceitos, experimentações e desenvolvimentos teóricos associados e conduz aos tempos da modernidade em que a Relatividade e a Física Quântica têm um papel fundamental. Considerada em vários momentos como uma teoria do faz de conta, a Mecânica Quântica surge nestas páginas como possível, plausível e finalmente como embasamento científico para o desenvolvimento da Física Moderna.

 

O livro de Caruso e Oguri proporciona tudo isto e não abandona o leitor que invade seus meandros fantásticos. Transcendendo a perspectiva de um livro didático no sentido estrito torna-se um, entretanto, por excelência, em um contexto mais amplo. A obra se presta a distintas leituras, atraindo quem simplesmente ama a Física, auxiliando na percepção de diversas facetas de como se faz Ciência, desvendando aspectos históricos, servindo a professores como fonte e inspiração de configurações de cursos dos mais variados níveis e a alunos de várias carreiras e, inclusive, como fonte bibliográfica das mais ricas. Não é de surpreender, pois, a acolhida e o reconhecimento conquistados por sua primeira edição transformando-a, em decorrência, em alvo de grande procura.

 

 

Passada quase uma década da publicação original, os autores, cientes da repercussão da mesma e ciosos em manter seu nível de qualidade, nos oferecem uma segunda edição. Mantendo a estrutura da anterior, a nova edição é, também, fruto de um trabalho minucioso em que o cuidado dos autores se revela tanto no texto, na bibliografia e no índice, como nas figuras, tabelas e exercícios. Destacam-se entre os conteúdos que mais apresentam atualizações os referentes às concepções clássicas sobre a natureza da luz, à relatividade restrita, à radioatividade, ao modelo atômico de Bohr e às aplicações da equação de Schrödinger, com reflexos no aumento significativo do número de exercícios e figuras. Caruso e Oguri merecem estar satisfeitos com os resultados obtidos.

 

 

Missão cumprida pelos autores, resta liberar esta edição aos leitores para que possam usufruir do livro.

Victoria Elnecave Herscovitz
Instituto de Física UFRGS